quinta-feira, 4 de julho de 2013

TEMA : MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE PEGADA ECOLÓGICA / PEGADA ECOLÓGICA é a quantidade de recursos naturais utilizados para manter o nosso estilo de vida. / O PLANETA PEDE SOCORRO / A HUMANIDADE NECESSITA HOJE DE 1,5 PLANETA PARA MANTER SEU PADRÃO DE CONSUMO, COLOCANDO, COM ISSO, A BIOCAPACIDADE PLANETÁRIA EM GRANDE RISCO


TEMA : MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

PEGADA ECOLÓGICA


 
PEGADA ECOLÓGICA É UMA MEDIDA DA ÁREA (EM HECTARES GLOBAIS, QUE ABRANGEM TERRA E ÁGUA) QUE OCUPAMOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS  E RODOVIAS E PARA O CONSUMO DA ÁGUA, DO SOLO PARA PLANTIO AGRÍCOLA, DA VIDA MARINHA E DE OUTROS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A BIODIVERSIDADE DO PLANETA.
Para se obter a Pegada Ecológica também são consideradas a emissão de gases de efeito estufa (principalmente o gás carbônico -CO2) na atmosfera e a presença de poluentes no ar, na água e no solo.
OS RESULTADOS NOS DÃO UMA IDEIA DE COMO UM INDIVÍDUO, CIDADE OU PAÍS UTILIZA OS RECURSOS NATURAIS, CONFORME OS HÁBITOS DE CONSUMO E ESTILOS DE VIDA. ESSE USO DE RECURSOS DEVE SER COMPATÍVEL COM A CAPACIDADE NATURAL DO PLANETA EM REGENERÁ-LOS.
     QUANTO MAIS SE ACELERA NOSSA EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, MAIOR SE TORNA A MARCA QUE DEIXAMOS NA TERRA. ASSIM, PEGADA ECOLÓGICA é a quantidade de recursos naturais utilizados para manter o nosso estilo de vida.
É por exemplo, a quantidade de água que consumimos durante o banho, etc. O problema é que a Terra não consegue repor esses recursos na velocidade com que os utilizamos, e pode caminhar para o esgotamento, caso não mudemos os nossos hábitos, adotando novo estilo de vida.
A PEGADA ECOLÓGICA nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos.  Isto considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos e que precisamos cuidar da nossa e das próximas gerações. Afinal de contas, nosso planeta é só um!

O QUE COMPÕE A PEGADA?

A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida. Em outras palavras,a Pegada Ecológica é uma forma de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza” , em média, para se sustentar.

COMO SE CALCULA  A PEGADA ECOLÓGICA?

Para calcular as pegadas foi preciso estudar os vários tipos de territórios produtivos (agrícola, pastagens, oceanos, florestas, áreas construídas) e as diversas  formas de consumo (alimentação, habitação, energia, bens e serviços, transporte e outros). As tecnologias usadas, os tamanhos das populações e outros dados, também entraram na conta.
Cada tipo de consumo é convertido, por meio de tabelas específicas, em uma área medida em hectares. Além disso, é preciso incluir as áreas usadas para receber os detritos e resíduos gerados e reservar uma quantidade de terra e água para a própria natureza, ou seja, para os animais, as plantas e os ecossistemas onde vivem, garantindo a manutenção da biodiversidade.
PEGADA ECOLÓGICA GLOBAL
Estudos mostram que desde o final dos anos 70 a demanda da população mundial por recursos naturais é maior do que a capacidade do planeta em renová-los. Dados mais recentes demonstram que estamos utilizando cerca de 50% a mais do que o que temos disponível em recursos naturais, ou seja, precisamos de um planeta e meio para sustentar nosso estilo de vida atual.
Ao analisar a pegada atual do homem e seu rastro deixado, podemos dizer que esta é uma forma irracional de exploração da natureza, que gera o esgotamento do capital natural mais rápido do que sua capacidade de renovação.
O PLANETA  PEDE   SOCORRO
A HUMANIDADE NECESSITA HOJE DE 1,5 PLANETA PARA MANTER SEU PADRÃO DE CONSUMO, COLOCANDO, COM ISSO, A BIOCAPACIDADE PLANETÁRIA EM GRANDE RISCO. Esta situação não pode perdurar, pois, desta forma, enfrentaremos em breve uma profunda crise socioambiental e uma disputa por recursos.
ATUALMENTE, A MÉDIA MUNDIAL DA PEGADA ECOLÓGICA É DE 2,7 HECTARES GLOBAIS POR PESSOA, ENQUANTO A BIOCAPACIDADE DISPONÍVEL PARA CADA SER HUMANO É DE APENAS 1,8 HECTARE GLOBAL. TAL SITUAÇÃO COLOCA A POPULAÇÃO DO PLANETA EM GRAVE DÉFICIT ECOLÓGICO.
PROJEÇÕES PARA O ANO DE 2050 APONTAM QUE, SE CONTINUARMOS COM ESTE PADRÃO, NECESSITAREMOS DE MAIS DE DOIS PLANETAS PARA MANTERMOS NOSSO CONSUMO.
É NECESSÁRIO UM ESFORÇO MUNDIAL PARA REVERTER ESSA TENDÊNCIA, FAZENDO COM QUE PASSEMOS A VIVER DENTRO DA BIOCAPACIDADE PLANETÁRIA.
E COMO ESTÁ A NOSSA PEGADA ECOLÓGICA ?
ATUALMENTE A PEGADA ECOLÓGICA É 20% MAIOR DO QUE A CAPACIDADE DE REGENERAÇÃO DO PLANETA.
OU SEJA, É NECESSÁRIO MAIS DE UM ANO E DE DOIS MESES PARA A TERRA REGENERAR O QUE É UTILIZADO EM UM ÚNICO ANO..
     Medindo a Pegada Ecológica de uma população (um indivíduo, uma cidade, uma nação, ou toda a humanidade) é possível medir esse impacto e conscientizar a população dos danos causados ao planeta e como recuperar modificando o estilo de vida .
A PEGADA ECOLÓGICA BRASILEIRA É DE 2,9 HECTARES GLOBAIS POR HABITANTE, indicando que o consumo médio de recursos ecológicos pelo brasileiro é bem próximo da média mundial da Pegada Ecológica por habitante, equivalente a 2,7 hectares globais( um hectare equivale mais ou menos ao tamanho de um campo de futebol).
A PRODUÇÃO DE  LIXO É UM GRANDE PROBLEMA DA ATUALIDADE
Um grave problema que enfrentamos hoje é o descarte dos resíduos  (lixo). Restos de alimento e papéis úmidos descartados em
locais inadequados podem se tornar ambientes propícios para a proliferação de vetores de doenças. Os ratos, por exemplo, são os principais responsáveis pela transmissão da leptospirose (pela sua urina).
A reciclagem de plásticos, papéis secos e metais é importante para diminuir os custos e a quantidade de produção desses materiais.
Todos os aparelhos eletrônicos possuem um tempo de vida útil.
Depois disso, ficam inutilizados e se o descarte não for feito de maneira adequada, uma grande quantidade de substâncias tóxicas será lançada no meio ambiente, contaminando a água que bebemos e o solo onde nossos alimentos são produzidos.
Dar um destino correto aos resíduos ( lixo) produzido ajuda a diminuir a pegada ecológica
REFLITA: O QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA  PODE FAZER  PARA REDUZIR A PEGADA ECOLÓGICA?
ADOTAR ESTILOS DE VIDA MAIS EQUILIBRADOS E AMIGÁVEIS COM O MEIO AMBIENTE É FUNDAMENTAL PARA O PLANETA. HÁ MUITAS COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER NO SEU DIA-A-DIA, COISAS SIMPLES, COMO FECHAR A TORNEIRA ENQUANTO ESCOVA OS DENTES, OU DESLIGAR AS LUZES AO SAIR DE UM AMBIENTE... BASTA TER DISPOSIÇÃO E PRESTAR MAIS ATENÇÃO EM SUAS ATITUDES POR MAIS INSIGNIFICANTES QUE SEJA PARA VOCÊ, MAS QUE PORÉM . . .  O PLANETA E A VIDA FUTURA AGRADECEM!

SÃO AS AÇÕES INDIVIDUAIS QUE DESENCADEIAM AS AÇÕES COLETIVAS .   Faça a sua parte!

 
     A Pegada Ecológica faz com as pessoas reflitam  suas atitudes e  tomem ações individuais e coletivas em favor de um mundo onde a humanidade possa viver em equilíbrio com os recursos disponíveis do planeta. Cada pessoa pode calcular o tamanho da própria pegada. FAÇA O TESTE no site http://www.suapegadaecologica.com.br/. As perguntas do questionário são sobre consumo, reciclagem de lixo, meio de transporte, alimentação e outros hábitos. O resultado mede o impacto no planeta das opções que fazemos no dia-a-dia. 

ESTUDO ELABORADO POR MARIZETE CAJAÍBA BASEADO EM PESQUISAS NO SITE:

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário