quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O que é BULLYING ? O BULLYING NÃO TEM TRADUÇÃO DIRETA PARA O PORTUGUÊS , PORÉM É ENTENDIDO COMO : AMEAÇA, TIRANIA, OPRESSÃO, INTIMIDAÇÃO, HUMILHAÇÃO E MALTRATO. "É UMA ESPECIE DE TERRORISMO EMOCIONAL" “PORÉM, PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA : É UMA VIOLÊNCIA GRATUITA”/ - FORMAS DE BULLYING / QUEM PRATICA BULLYING é chamado de BULLIE./ CONSEQUÊNCIA DESSA PRÁTICA PARA A VÍTIMA : / POR QUE , NA MAIORIA DA VEZES, NÃO HÁ DENÚNCIA POR PARTE DE OUTROS COLEGAS / OS ATOS DE BULLYING FEREM PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS – RESPEITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA – E FEREM O CÓDIGO CIVIL, QUE DETERMINA QUE TODO ATO ILÍCITO QUE CAUSE DANO A OUTREM GERA O DEVEDICAS DE FILMES SOBRE BULLYING ENTRE ADOLESCENTES




BULLYING

BULLYING  NA ESCOLA
O que é BULLYING ?
O BULLYING SE  TRADUZ  EM TODAS AS RELAÇÕES DESIGUAIS DE PODER EM QUE UM DOS AGENTES SEJAM RIDICULARIZADOS OU SOFRAM QUALQUER TIPO DE AGRESSÃO.

COMPREENDE TODAS AS FORMAS DE MANEIRAS AGRESSIVAS, INTENCIONAIS E REPETITIVAS, QUE OCORREM SEM MOTIVO EVIDENTE E SÃO TOMADAS POR UM OU MAIS ESTUDANTES CONTRA OUTRO, CAUSANDO TRAUMAS, E SÃO EXECUTADAS DENTRO DE UMA RELAÇÃO DESIGUAL DE PODER.

O TERMO BULLYING, SIGNIFICA VALENTÃO, BRIGÃO - TEM ORIGEM NA PALAVRA INGLESA BULLY.

A ADOÇÃO UNIVERSAL DO TERMO BULLYING FOI DECORRENTE DA DIFICULDADE EM TRADUZI-LO PARA DIVERSAS LÍNGUAS. DURANTE A REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ONLINE SCHOOL BULLYING AND VIOLENCE, DE MAIO A JUNHO DE 2005, FICOU CARACTERIZADO QUE O AMPLO CONCEITO DADO À PALAVRA BULLYING DIFICULTA A IDENTIFICAÇÃO DE UM TERMO NATIVO CORRESPONDENTE EM PAÍSES COMO ALEMANHA, FRANÇA, ESPANHA, PORTUGAL E BRASIL, 
ENTRE MAIS OUTROS 18.


O BULLYING  NÃO TEM TRADUÇÃO DIRETA PARA O PORTUGUÊS , PORÉM É ENTENDIDO COMO : AMEAÇA, TIRANIA, OPRESSÃO, INTIMIDAÇÃO, HUMILHAÇÃO E MALTRATO.

 "É UMA ESPECIE DE TERRORISMO EMOCIONAL"

“PORÉM, PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA :
É UMA VIOLÊNCIA GRATUITA”

AS FORMAS DE BULLYING MAIS COMUNS EM AMBIENTES ESCOLARES SÃO:
- agressões físicas e verbais;
- ameaças CONSTANTES;
-  chantagens;
- apelidos;
-  apropriar-se de objetos do colega indevidamente.
- fazer uso do material de uso pessoal do colega como se fossem seus ( obrigando-o a ceder seus livros, lapiseiras, canetas, borrachas, etc)
- usar indevidamente seu pertences, como , por exemplo, obrigar a vítima a emprestar seu celular);
- Obrigar o colega a lhe dar dinheiro para não sofre violência;
- racismo;
- xenofobias - aversão a tudo aquilo que vem de outras culturas e nacionalidades;
- intimidações através de  piadinhas;
- assédios;
- xingamentos;
- insultar a vítima;
- incomodar constante com o que faz ou diz na sala de aula ou fora dela ( no pátio, quadra, sanitário, etc);
- acusar sistematicamente a vítima de algo que ela não fez;
- ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade;
- danificar  livros ou material escolar, roupas, etc,
- espalhar rumores negativos sobre a vítima;
- depreciar a vítima sem qualquer motivo;
- fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando-a para seguir as ordens;
-  colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), acusando-a de algo que 
 não cometeu ou que foi exagerado pelo bully;
-  fazer comentários depreciativos:  sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe ou pai ), sobre
 o local de moradia de alguém, aparência pessoal,  nível de renda, etc
 - provocar isolamento social da vítima, impedindo os colegas de se aproximarem da mesma , através de ameaças;
- praticar o cyberbullying (criar páginas falsas, comunidades ou perfis sobre a vítima em sites de relacionamento 
com publicação de fotos ou vídeo que ferem a moral, tecer comentários críticos etc);
- expressões ameaçadoras;
- fazer com que a vítima passe vergonha na frente de várias pessoas.
PORTANTO, FICA CARACTERIZADO  O BULLYING QUANDO UMA SITUAÇÃO  SE CARACTERIZA POR AGRESSÕES INTENCIONAIS, VERBAIS OU FÍSICAS, FEITAS DE MANEIRA REPETITIVA, POR UM OU MAIS ALUNOS CONTRA UM OU MAIS COLEGAS.


PARA OS PAIS : COMO IDENTIFICAR SE O FILHO É  VÍTIMA  DE BULLYING

- A CRIANÇA OU ADOLESCENTE SE SENTE  SEM VONTADE DE IR À ESCOLA ;
- falta às aulas sem motivo aparente ( vive com dor de cabeça, dor de garanta, cólicas, etc – “de mentirinha”);
- apresenta baixo rendimento escolar;
- demonstra insegurança ao se manifestar em público;
- tem medo de sair de casa sozinha;
- se o bullying for físico, pode apresentar manchas  e arranhões pelo corpo ( DISFARÇAM PARA OS PAIS O MOTIVO REAL ) ;
- sente-se envergonhada e prefere se manter afastado dos demais colegas;
-  pode se tornar agressiva somente em casa, com os pais ou outro irmão – sendo uma das maneira encontradas de extravasar a sua raiva e humilhação contida ou reprimida.

O AGRESSOR - QUEM PRATICA BULLYING?

QUEM PRATICA BULLYING é chamado de BULLIE.

OS BULLIES USAM PRINCIPALMENTE UMA COMBINAÇÃO DE INTIMIDAÇÃO E HUMILHAÇÃO PARA ATORMENTAR OS OUTROS E O FATO DE QUERER SER MAIS POPULAR, SENTIR-SE PODEROSO E OBTER UMA BOA IMAGEM DE SI MESMO. Isso tudo leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações. Seu tom de voz é grosseiro, agressivo, debochante, persegue a vítima ,faz ameaças constantes.
É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, sente-se satisfeito com a opressão do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima.
O  BULLIE NÃO É ASSIM APENAS NA ESCOLA: normalmente ele tem uma relação familiar na  qual tudo se resolve pela violência verbal ou física e ele reproduz isso no ambiente escolar.
Os agressores  “geralmente” são crianças ou adolescentes pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário.

-  PODE-SE IDENTIFICAR A DESESTRUTURAÇÃO FAMILIAR : através de um  relacionamento afetivo pobre, o excesso de tolerância ou de permissividade e a prática de maus-tratos físicos ou explosões emocionais como forma de afirmação de poder dos pais.

- FATORES INDIVIDUAIS TAMBÉM INFLUEM NA ADOÇÃO DE COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS: hiperatividade, impulsividade, distúrbios comportamentais, dificuldades de atenção, baixa inteligência e desempenho escolar deficiente.

O autor de bullying é tipicamente   “O POPULAR” DA ESCOLA – ESTÁ SEMPRE RODEADO POR “AMIGOS” -  TODOS SABEM QUEM É ELE – PORÉM, O TEMEM E ESTE SE SENTE BEM ASSIM.

O "BULLIE" OU AGRESSOR , TENDE A ENVOLVER-SE EM UMA VARIEDADE DE COMPORTAMENTOS ANTI-SOCIAIS:
- vê sua agressividade como qualidade;
- tem opiniões positivas sobre si mesmo;
- é geralmente mais forte que seu alvo;
- sente prazer e satisfação em dominar, controlar e causar danos e sofrimentos a outros;
-  além dissode tudo isso, pode existir um "componente benefício" em sua conduta, como ganhos sociais e materiais ( obrigar os colegas a lhe fornecerem lanche, material escolar, usar o celular,ou lhe  prestar “favores” como pegar fila para comprar seu lanche, fazer a prova e colocar o seu nome, colocar seu nome em grupo de trabalho,etc)

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DO BULLIE : São menos satisfeitos com a escola e a família, mais propensos à evasão escolar e têm uma tendência maior para apresentarem comportamentos de risco (consumir tabaco, álcool ou outras drogas, portar armas, se meter em constantes confusões, brigas, etc).
O PRATICANTE  DO BULLYING NÃO ACEITA SER CONTRARIADO, apresenta atitudes agressivas por qualquer motivo,faz “brincadeiras agressivas” como  com socos, apelidos constantes , zomba de colegas que são “diferentes” : alto demais, magro ou gordo demais, tom de voz fino, nível socioeconômico elevado demais ou então aqueles que são muito humildes, crianças muito tímidas são as preferidas ,quem tira as melhores notas,  etc) .


DETALHE IMPORTANTE: O BULLIE “AGE ÀS ESCONDIDAS” 
NORMALMENTE O BULLIE OU AGRESSOR, AGE LONGE DAS AUTORIDADES DA ESCOLA ( professor, inspetor de aluno, porteiro, etc),  faz suas práticas em intervalo das aulas ( podendo passar despercebido por professores que não mantém a disciplina em classe) , atua em corredores, banheiros ou pátio da escola, durante o recreio ou  durante a educação física, na chegada ou saída da escola ou o trajeto de casa para escola ou vice-versa.
É comum, obrigar os colegas a lhe fornecerem lanche, material escolar, usar o celular,ou lhe  prestar “favores” como pegar fila para comprar seu lanche, fazer a prova e colocar o seu nome, colocar seu nome em grupo de trabalho, mesmo que não ajude em nada,  dar um recado, pegar a bola quando cai longe, levar sua mochila pesada até determinada parte do percurso,etc.

CONSEQUÊNCIA DESSA PRÁTICA  PARA A VÍTIMA :

Até um apelido pode causar desmoronamento na auto estima de uma criança ou adolescente. Apesar de não sofrerem diretamente as agressões, poderão ficar aborrecidas com o que vêem e indecisas sobre o que fazer. Tudo isso pode influenciar de maneira negativa.
NA MAIORIA DAS VEZES A VÍTIMA ACEITA TODO O SEU SOFRIMENTO SEM DIZER NADA A NINGUÉM – por se sentir constrangida humilhada, fraca - porém se transforma em uma pessoa triste, fechada , constantemente deprimida, fecha no quarto, não faz amigos, COMUNICA-SE MAIS VIA INTERNET ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS.
Pede aos pais para mudar de escola constantemente, embora os pais não levem a sério o pedido do filho, já que ele não apresenta motivos que os convençam.  
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa auto estima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento .
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por esse tipo de agressão podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.

Mais raramente, pode apresentar atitudes de autodestruição ou intenções suicidas ou se sentir compelido a adotar medidas drásticas, como atos de vingança, reações violentas, portar armas ou cometer suicídio.


NO AMBIENTE ESCOLAR ,  É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O BULLYING, NÃO É PRATICADO APENAS POR ALUNOS E ENTRE ALUNOS ,  PODE ACONTECER TAMBÉM ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
 Inclusive alguns alunos, além de agredir física e verbalmente seus professores na escola - criam perfis em sites de relacionamentos visando ridicularizá -los ainda mais.
Em contrapartida alguns professores utilizam o recurso avaliação para punir e alienar seus alunos; abusam de seus conhecimentos e "poder"  para humilhá-los.

 NO ESPAÇO ESCOLAR, QUANDO NÃO OCORRE UMA EFETIVA INTERVENÇÃO CONTRA O BULLYING, O AMBIENTE FICA CONTAMINADO E OS ALUNOS, SEM EXCEÇÃO, SÃO AFETADOS NEGATIVAMENTE, EXPERIMENTANDO SENTIMENTOS DE MEDO E ANSIEDADE.


 POR QUE , NA MAIORIA DA VEZES, NÃO HÁ DENÚNCIA POR PARTE DE  OUTROS COLEGAS   QUE NÃO SOFREM O BULLYING?
                          
            POR MEDO DO AGRESSOR , NÃO FAZEM NADA PARA IMPEDÍ-LO.

O  COLEGA AGRESSOR É TEMIDO PELOS DEMAIS, então este manipula seus  colegas , a ponto destes    até mesmo o auxiliarem em suas práticas crueis ( POR INTIMIDAÇÃO)

Pode manter um pequeno grupo em torno de si, que atua como seu auxiliar em suas agressões ou  grupo é indicado para agredir o alvo. Dessa forma, o autor do bullying divide a responsabilidade entre todos ou a transfere para os seus liderados.
Esses alunos, identificados  “seguidores”, raramente tomam a iniciativa da agressão, são inseguros ou ansiosos e se subordinam à liderança do autor para se proteger ou pelo prazer de pertencer ao grupo dominante( podemos entender que também são vítmas)

É pouco comum que a vítima revele espontaneamente o bullying sofrido, seja por vergonha, por temer retaliações, por descrer nas atitudes favoráveis da escola ou por recear possíveis críticas dos colegas.

 NA PESQUISA DA ABRAPIA  ( ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MULTIPROFISSIONAL DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA)  41,6% dos alunos alvos admitiram não ter falado a ninguém sobre seu sofrimento. O silêncio só é rompido quando os alvos sentem que serão ouvidos, respeitados e valorizados.
 Conscientizar as crianças e adolescentes que o bullying é inaceitável e que não será tolerado permite o enfrentamento do problema com mais firmeza, transparência e liberdade.

OS ATOS DE BULLYING FEREM PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS – RESPEITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA – E FEREM O CÓDIGO CIVIL, QUE DETERMINA QUE TODO ATO ILÍCITO QUE CAUSE DANO A OUTREM GERA O DEVER DE INDENIZAR.

- DEVEMOS TAMBÉM TER CONHECIMENTO, E É INTERESSANTE INFORMAR AOS  ALUNOS (AS) DE QUE O RESPONSÁVEL PELO ATO DE BULLYING PODE TAMBÉM SER ENQUADRADO NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDORTENDO EM VISTA QUE AS ESCOLAS PRESTAM SERVIÇO AOS CONSUMIDORES E SÃO RESPONSÁVEIS POR ATOS DE BULLYING QUE OCORRAM DENTRO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO.

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.”
A escola é vista, tradicionalmente, como um local de aprendizado, avaliando o desempenho dos alunos com base nas notas dos testes de conhecimento e no cumprimento de tarefas acadêmicas.
No entanto, três documentos legais formam a base de entendimento com relação ao desenvolvimento e educação de crianças e adolescentes: a Constituição da República Federativa do Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas. 
EM TODOS ESSES DOCUMENTOS, ESTÃO PREVISTOS OS DIREITOS AO RESPEITO E À DIGNIDADE, SENDO A EDUCAÇÃO ENTENDIDA COMO UM MEIO DE PROVER O PLENO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA E SEU PREPARO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.


JUSTIÇA CONDENOU OS PAIS DE UM ALUNO PRATICANTE DE BULLYING A PAGAR UMA INDENIZAÇÃO 

Um fato interessante ocorreu no Estado de Minas Gerais, no qual a Justiça condenou os pais de um aluno praticante de bullying a pagar uma indenização de R$ 8 000,00 (oito mil reais) pela prática de tal conduta no ambiente escolar contra outro estudante. A vítima que recebeu a  indenização é uma menina de 15 anos, colega de sala do estudante agressor. Quando a denúncia foi oferecida, em 2008, eles cursavam a 7ª série ( atualmente 8º ano). Conforme a sentença, o adolescente xingou e ofendeu sua colega, chamando-a de “g.e”, que significaria “grupo das excluídas”, pelo fato de se relacionar com outras colegas que eram classificadas pelo estudante como “lésbicas”.
A vítima foi classificada ainda de “interesseira” e “prostituta” por ter começado a namorar um colega mais rico no colégio. Os apelidos e insinuações não cessaram, mesmo após os pais da aluna se queixarem à escola. A ESCOLA FOI CONDENADA A PAGAR 70% DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS DA AUTORA E PARTE DAS CUSTAS PROCESSUAIS. A PRÓPRIA AUTORA PAGARÁ 20% DE CUSTAS.

NO CASO DE AGRESSORES CIVILMENTE INCAPAZES (MENORES DE 16 ANOS), QUEM DEVERÁ RESPONDER PELO ATO SERÃO OS PAIS, na qualidade de responsáveis pelos filhos menores (Art. 832, I, Código Civil), ou seus avós, na qualidade de tutores nomeados de seus netos menores (Art. 832, II, Código Civil).
A JURISPRUDÊNCIA ASSIM SE MANIFESTA:
“O fato de o agente do ato ilícito ser menor inimputável não retira seu caráter de ilicitude. Na órbita civil, HAVENDO CULPA DOS PAIS POR OMISSÃO, ESTES RESPONDEM SOLIDARIAMENTE PELA REPARAÇÃO DO DANO CAUSADO PELO FILHO EM DETRIMENTO DE OUTREM. A solidariedade passiva na reparação do prejuízo tem fundamento no próprio texto do artigo 1.521 do Código Civil”. (RT, 641/132).
 NO CASO DE AGRESSORES CIVILMENTE INCAPAZES (MENORES DE 16 ANOS), QUEM DEVERÁ RESPONDER PELO ATO SERÃO OS PAIS, na qualidade de responsáveis pelos filhos menores (Art. 832, I, Código Civil), ou seus avós, na qualidade de tutores nomeados de seus netos menores (Art. 832, II, Código Civil).


A JURISPRUDÊNCIA ASSIM SE MANIFESTA:
“O fato de o agente do ato ilícito ser menor inimputável não retira seu caráter de ilicitude. Na órbita civil, HAVENDO CULPA DOS PAIS POR OMISSÃO, ESTES RESPONDEM SOLIDARIAMENTE PELA REPARAÇÃO DO DANO CAUSADO PELO FILHO EM DETRIMENTO DE OUTREM. A solidariedade passiva na reparação do prejuízo tem fundamento no próprio texto do artigo 1.521 do Código Civil”. (RT, 641/132).

PERCEBE-SE QUE O BULLYING NÃO PODE E NEM DEVE SER IGNORADO, SEJA NA ESFERA FAMILIAR, ESCOLAR OU JUDICIÁRIA.

A PRÁTICA DO BULLYING É UM FENÔMENO ANTIGO, CUJOS CONTORNOS AINDA VEM SENDO RECENTEMENTE ESTUDADOS. VISLUMBRA-SE A NECESSIDADE DE UMA INTENSA E ALIADA AÇÃO ENTRE FAMÍLIAS, EDUCADORES E PODER JUDICIÁRIO. SEJA ATUANDO DE FORMA PREVENTIVA OU COERCITIVA. APESAR DE COGITAR-SE A TIPIFICAÇÃO PENAL DO MESMO, CREMOS QUE O MELHOR CAMINHO A SER TRILHADO ENCONTRA-SE AO LADO DOS RESPONSÁVEIS POR ESTAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES: SEJA EM CASA OU NO ESPAÇO ESCOLAR. 

FILMES INDICADOS PARA TRABALHAR BULLYING ENTRE ADOLESCENTES :
TRAILER DO FILME : BULLYING (Bully)
SINOPSE: Mais de 13 milhões de crianças norte-americanas vão sofrer bullying este ano, tornando-o a forma de violência mais comum entre jovens nos Estados Unidos. O novo documentário BULLYING, dirigido pelo cineasta Lee Hirsch, vencedor de prêmios do Festival de Sundance e do Emmy, traz a estatística assustadora para uma escala humana, propondo um olhar intimista e corajoso para a forma como o bullying atingiu as vidas de cinco crianças e suas famílias.
BULLYING é um documentário centrado nos personagens, ricamente fotografado. No coração do filme estão aqueles que mais têm a perder com o assunto, cujas histórias representam uma faceta diferente do fenômeno do bullying nos Estados Unidos. Filmado durante o ano escolar de 2009/2010, BULLYING abre uma janela para as vidas doloridas e muitas vezes ameaçadas das crianças que sofrem bullying, revelando um problema que transcende fronteiras geográficas, raciais, étnicas e econômicas. O documentário registra as respostas de professores e administradores a comportamentos agressivos que desafiam clichês do tipo "crianças são assim mesmo" E CAPTA UM MOVIMENTO CRESCENTE ENTRE PAIS E JOVENS PARA MUDAR A FORMA COMO SE LIDA COM O BULLYING NAS ESCOLAS, NAS COMUNIDADES E NA SOCIEDADE COMO UM TODO.



 “ BULLYING - PROVOCAÇÕES SEM LIMITES (BULLYING)”
SINOPSE
Jordi é um adolescente que perdeu recentemente seu pai e que, junto à sua mãe, decide mudar de cidade para começar uma nova vida. Em princípio tudo parece bem, mas o destino reservado para ele será uma terrível surpresa já que quando Jordi passar pelo portão da nova escola, cruzará sem saber a tenebrosa
  fronteira de um novo inferno.


“DISTURBIO

SINOPSE: A patricinha Justine (Tuppence Middleton) é popular, inteligente, acabou de ganhar uma vaga na universidade de Oxford e está de rolo com o bonitão da escola Alexis (Dimitri Leonidas). Tudo parece perfeito... con excessão de que o grupo de Alexis não é tão comportado quanto parece. Liderados por Bradley (Alex Pettyfer), os garotos vivem atormentando os nerds indefesos do colégio. O alvo principal é o gordinho Darren (Calvin Dean), que não aguenta a pressão e se suicida. Mas nem morto ele consegue ter paz e por isso volta do além com sede de vingança. Ninguém está a salvo agora.



MEU NOME É DRILLBIT TAYLOR 
SINOPSE : (três garotos, começando no colegial, são perseguidos, logo no primeiro dia, pelo valentão da escola. juntos eles decidem contratar um guarda-costas profissional - Owen Wilson. mas ele é um trapalhão que os coloca em maiores confusões e ainda e tenta enganá-los com os treinamentos mais esdrúxulos. um bobagem boa para passar o tempo)


EM UM MUNDO MELHOR
SINOPSE : (um médico dinamarquês divide o tempo entre seu trabalho humanitário na África, onde tenta salvar meninas da violência e a calma do país natal, onde seu filho mais velho é constantemente perseguido e agredido na escola até conhecer um garoto que perdeu a mãe que o defende e torna-se seu melhor amigo. o bullying está presente em todas as esferas neste bom filme de Susanne Bier, ganhador do Oscar de Filme Estrangeiro de 2011)


CUIDADO COM O MEU GUARDA-COSTAS
SINOPSE : clássico do bullying de 1980, numa visão bem americana. garoto pacífico se vê em dificuldades para adaptar-se à nova escola, onde um valentão -- Matt Dillon - costuma extorquir os colegas por dinheiro. para defender-se, ele contrata um grandalhão desajustado, de quem até os professores tem medo, mas logo a relação dos dois se desenvolve em amizade)

 EVIL, RAÍZES DO MAL 

SINOPSE :  (um rapaz atormentado de 16 anos, tratado com violência pelo padastro, também trata seus colegas de escola com violência e acaba expulso da escola pública. é mandado a uma prestigiada escola privada, onde sabe que terá uma última oportunidade de regeneração. lá chegando tem que se confrontar com os códigos e humilhações dos estudantes veteranos,arriscando sua expulsão ou submetendo-se. um olhar diferente, neste filme sueco, que chegou a ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2004) 

 TE PEGO LÁ FORA
 SINOPSE : (outro clássico dos anos 80, com o pior pesadelo dos estudantes. um colegial simpático e tranquilo vai entrevistar um novo aluno para o jornal do colégio. acontece que o cara é um brutamontes psicopata, que não suporta ser tocado e é exatamente o que ele faz. desafiado para uma luta logo após a aula, no estacionamento, a vítima tentará de tudo para evitar sua 'execução' com hora marcada. bobo e divertido 

LIVRO INDICADO PARA TRABALHAR O BULLYING ENTRE AS CRIANÇAS :

LIVRO : DIGA NÃO AO BULLYING
Maria Radespiel
Editora: Iemar
Categoria: Pedagógicos

 A COLEÇÃO TODOS JUNTOS CONTRA O BULLYING foi elaborada, com embasamento pedagógico, para auxiliar os pais, professores e as crianças, estimulando a habilidade de reagir de maneira positiva a estas situações adversas. Aproveite para aprender, divertindo-se com as histórias em formato de quadrinhos.

ESTUDO COMPLETO SOBRE BULLYING COM TEXTOS PESQUISADOS E REELABORADOS E ELABORADOS PELA PROFESSORA  MARIZETE CAJAÍBA
FONTE DE PESQUISA : Foram acessadas páginas  na Internet, de onde foram feitas compilações de  partes  de artigos e textos  sobre o tema , os quais foram   reelaborados nessa publicação, como também há textos de própria autoria da professora Marizete Cajaiba.
A FONTE MAIS CONSISTENTE PARA A PESQUISA FOI A SEGUINTE :
http://www.scielo.br/scielo.php  /  BASEADO NO ARTIGO : JORNAL  Pediatrrico  (Rio J.) vol.81 no.5 suppl.0 Porto Alegre Nov. 2005



Nenhum comentário:

Postar um comentário