quinta-feira, 27 de junho de 2013

TESTE DE SIMULADO / OBJETIVO / DICAS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA / ANÁLISE DOS RESULTADOS / UM TESTE DE CONHECIMENTO E HABILIDADES

REALIZAÇÃO DO  TESTE DE SIMULADO


O OBJETIVO


O objetivo deste simulado é o aprimoramento dos alunos na atenção e concentração para realização de provas de longa duração e ao mesmo tempo participam da simulação de situação de provas de vestibular. 
O objetivo do simulado no último ano da segunda etapa do Ensino Fundamental é, além de testar os conhecimentos, sanar, enquanto há tempo, as dificuldades encontradas pelos alunos.
Essa prova também é uma preparação para o ingresso no Ensino Médio


OBJETIVO ESPECÍFICO:

- Estimular os estudos e ampliar o conhecimento sistematizado;
- Familiarizar-se com os métodos e critérios de exames de vestibular e preenchimento do gabarito;
- Incentivar a responsabilidade e comprometimento do aluno no decorrer dos estudos regualres.
- Testar os conhecimentos e o próprio controle emocional


O SEGREDO PARA O SUCESSO

O segredo para o sucesso é a dedicação ao estudo e o foco no objetivo no qual se quer chegar.

Para treinar, os simulados são grandes aliados que ajudam os alunos a perceberem quais são seus pontos fortes e fracos além, é claro, de preparar psicologicamente para uma prova longa, com bastante leitura e que exige concentração ao máximo.
É com esses olhos que os estudantes devem enxergar os simulados.


DICAS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA NA HORA DO TESTE DO  SIMULADO

- A  dica é que o aluno dê uma lida em toda a prova antes de decidir por qual matéria irá começar a responder.
 Esse tipo de jogo de cintura o aluno só aprende fazendo simulado,o que é importante para pegar ritmo.
- Cada questão deve consumir cerca de três minutos e meio do aluno -mas esse tempo varia de acordo com o grau de dificuldade do teste e da afinidade do estudante com o assunto abordado.
- Se não souber uma questão ou tiver dúvida , passe adiante e só depois volte para realizá-la.
Leia o primeiro parágrafo de cada questão, aquelas que você souber, pare, releia atenciosamente e responda. Caso contrário, pule para a próxima. No fim da prova, retorne às perguntas em branco.
Se tiver de chutar questões por falta de tempo, que sejam as mais difíceis.
- Fique de olho no tempo final para preenchimento do cartão resposta ( muitos chamam erroneamente de gabarito – gabarito são as respostas);
- Muito cuidado para não errar no preenchimento do cartão resposta, uma vez que marcar, não vale a rasura.
- A resistência, apesar de não ser a primeira preocupação pode ser determinante para o sucesso.
- DURMA CEDO; NÃO SE ESGOTE ESTUDANDO ATÉ A MADRUGADA NA VÉSPERA.
- Alimente-se bem antes de sair de casa. Se o nervosismo não permitir leve consigo barrinha de cereais ou chocolate como suprimento.



NA HORA DO SIMULADO, O ALUNO TEM QUE CHEGAR “SOZINHO” A UMA RESPOSTA

- PARA TER MAIS SEGURANÇA NA HORA DA PROVA :

1- MANTER-SE ATUALIZADO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS .
Para isso , o aluno precisa manter uma rotina diária de estudo . Portanto, a esta altura, quem se prepara  bem durante as aulas regulares,  precisa apenas testar suas capacidades antes da prova de verdade e, para isso, nada melhor do que um simulado.

O SEGREDO PARA O SUCESSO É MANTER O FOCO E LEVAR A SÉRIO OS ESTUDOS.


2- CONHECER A FORMA COMO OS CONTEÚDOS SÃO COBRADOS EM CADA MATÉRIA
Treinar bastante .Para treinar, nada melhor que usar os simulados de outros  colégios ou do cursinho como aliados. Vale ainda fazer uma revisão das questões de provas dadas anteriormente.

Quem acredita que o simulado não adianta nada na preparação do vestibular, além de estar completamente enganado, está tirando de si uma oportunidade única de melhorar o autocontrole.

3- CONTROLE DA QUESTÃO EMOCIONAL :
OS CONTEÚDOS APRENDIDOS DURANTE TODA A VIDA ESTUDANTIL DE UM ALUNO, ASSIM COMO AS OUTRAS INFORMAÇÕES ADQUIRIDAS PELO SER HUMANO, FIXAM-SE NO CÉREBRO E FICAM ARQUIVADOS NA MEMÓRIA, DE FORMA SEMELHANTE AO SISTEMA DE UM COMPUTADOR. O SIMULADO SERIA UMA FORMA DE VERIFICAÇÃO PRÉVIA DESTES ARQUIVOS.

             “Xiiiiii  ... deu branco!!!”
As pernas tremem, as mãos ficam suadas, o coração dispara, algumas questões parecem escritas em grego e as respostas escapam da mente. Conclusão, o desespero toma conta de você. Normal, o nervosismo faz parte desta experiência.

NESSE CONTEXTO ENTRA A QUESTÃO EMOCIONAL DO CANDIDATO : TER CONTROLE EMOCIONAL TENDO EM VISTA QUE A ANSIEDADE EXCESSIVA PREJUDICA O ACESSO AOS ARQUIVOS DO CONHECIMENTO.  POR ISSO, MUITAS VEZES O CANDIDATO DE FATO SABE, PORÉM O NERVOSISMO PODE IMPEDIR QUE ELE ACESSE A INFORMAÇÃO.
A proximidade da maratona de  provas costuma deixar os estudantes ansiosos e com a sensação de que precisam de mais tempo para se preparar, pois ainda não estão prontos.
MESMO QUEM ESTUDOU MUITO PODE SUCUMBIR AO NERVOSISMO E NÃO REALIZAR A PROVA COMO PODERIA. QUEM NUNCA OUVIU ALGUÉM DIZER QUE SABIA DETERMINADA QUESTÃO, MAS NA HORA TEVE O FAMOSO ‘BRANCO’. BOA PARTE DESSE ESQUECIMENTO OU DIFICULDADE PARA RESPONDER QUESTÕES QUE O CANDIDATO SABE,  PODE OCORRER PELO NERVOSISMO OU FALTA DE FAMILIARIDADE COM O TIPO DE PROVA.
 A tensão é normal, mas conseguir controlá-la pode ser o diferencial que fará com que o aluno alcance ou não o sucesso .

TREINAR O CONTROLE DO TEMPO E DO NERVOSISMO  É UMA DAS VANTAGENS DO SIMULADO.
Trata-se de uma oportunidade para que os estudantes se preparem psicologicamente 

- O simulado ajuda o aluno a lidar com questões de disciplina, contagem de tempo e até mesmo estresse, durante provas de longa duração.
 "Provas de vestibular ou do ENEM,por exemplo, exigem que o aluno se prepare para uma maratona que dura o dia inteiro.

 O IDEAL É QUE ELE VIVENCIE ANTECIPADAMENTE A SITUAÇÃO DO VESTIBULAR.
Ele nada mais é do que um treinamento para o vestibular e vai deixá-lo preparado para quando chegar a hora da prova você saber exatamente o que fazer, sem tensão ou desespero
Além dos simulados dos colégios/cursinhos, você também pode tentar fazer os simulados online, disponíveis em muitas páginas na internet  e também treinar a resolução das provas  já realizadas .
PREPARANDO-SE ASSIM, NÃO HÁ COMO ERRAR:  O BOM RESULTADO É CERTEIRO.




ANÁLISE DOS RESULTADOS

O RESULTADO DEVE SER UMA AMOSTRA DAQUILO QUE SE DEVE ESTUDAR MAIS, DO QUE É PRECISO PRESTAR MAIS ATENÇÃO OU SE O GRANDE PROBLEMA DA PROVA ESTÁ NA FALTA DE CONCENTRAÇÃO.
1-     Descobrir as dificuldades enquanto se faz o simulado é muito melhor do que descobri-las quando se está fazendo o vestibular de verdade, pois ainda haverá tempo de redefinir metas e estratégias.

2-    Também é importante para ajudá-lo a familiarizar-se com o tipo de prova, com o tempo que se deve dedicar a cada questão, qual prova deve ser feita primeiro e qual deve ser deixada por último.

3-     Para muitos é uma experiência nova, mas que mostra aos alunos a importância da concentração em uma prova de leitura, que trabalha com as competências e habilidades necessárias e cobradas nas mais atuais provas escolares.

4-    "O simulado serve para que o aluno aprenda a aplicar o conhecimento. Ele transforma o que vem aprendendo nas aulas em resolução de questões".. Os simulados surgem como oportunidade ideal de verificar se o conteúdo estudado já está pronto para ser testado.

5-    Sua função é apontar para o aluno seus pontos fortes e, principalmente, os fracos, para saná-los ainda enquanto estiver estudando regularmente.

Ao conferir o gabarito, dá pra ter uma noção do que é preciso estudar mais, do que é preciso prestar mais atenção ou se o grande problema da prova está na falta de concentração. É com estes resultados em mãos que o aluno poderá preparar melhor os seus estudos: saber em que área focar, como controlar seu tempo e seu nervosismo.

DESCOBRIR SUAS DIFICULDADES ENQUANTO SE FAZ O SIMULADO É MUITO MELHOR DO QUE DESCOBRI-LAS QUANDO SE ESTÁ FAZENDO O VESTIBULAR DE VERDADE.
Com o simulado ainda há tempo de redefinir metas e estratégias. Além do mais, é o melhor para ajudá-lo a familiarizar-se com o tipo de prova, e as estratégias para a sua realização,como,  o tempo que se deve dedicar a cada questão, qual prova deve ser feita primeiro e qual deve ser deixada por último.




SIMULADO : UM TESTE DE CONHECIMENTO E HABILIDADES

O simulado funciona, tanto como um teste de conhecimento, quanto para desenvolver habilidades para quando o estudante se defrontar com o teste real.
O aluno, ao  receber o resultado , verifica no ranking sua colocação diante dos outros estudantes e ainda a prova do simulado pode ser um  diagnóstico, para ver se errou por distração ou por falta de conhecimento.

 “Ter contato com o formato da prova de forma antecipada é uma maneira de se conhecer o caminho previamente. Familiarizar-se com tal caminho proporciona uma maior segurança”.

SE O DESEMPENHO FOR BAIXO:

SE O DESEMPENHO  DO ALUNO FICAR ABAIXO DO ESPERADO NADA DE DESESPERO.
É possível tirar proveito dos erros a partir de uma auto-avaliação.
É  importante identificar as possíveis falhas e fazer uma correção de estratégias,  analisar métodos e horários de estudos, a forma de assistir aulas, como está o controle emocional, a forma de resolução das questões e o tempo utilizado para resolvê-las, por exemplo.

SE O DESEMPENHO FOR ELEVADO:

POR OUTRO LADO, RESULTADOS MUITO POSITIVOS OU ACIMA DO ESPERADO, PODEM GERAR UM EXCESSO DE CONFIANÇA.
 É preciso que o aluno tenha a consciência de que alcançar um objetivo almejado requer muito esforço pessoal.
 No entanto, manter-se nesta posição requer esforço muito maior. “Excesso de confiança pode gerar menosprezo por próximos  desafios .

É PRECISO LEMBRAR-SE QUE A PROVA DO  SIMULADO É APENAS UMA VERIFICAÇÃO PRÉVIA. É SOMENTE UM ENSAIO DA REALIDADE - COMO OS ATORES FAZEM PARA APRESENTAR A PEÇA PARA O PÚBLICO. ASSIM, É  PRECISO ENSAIAR PARA FAZER BONITO.

BOA PROVA !


TEXTO ELABORADO PELA PROFESSORA MARIZETE CAJAÍBA BASEADO EM INFORMAÇÕES PRÓPRIAS E ALGUMAS INTEIRAÇÕES  DE TEXTOS ENCONTRADOS NA INTERNET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário