15
DE MARÇO : DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR
AS DISCUSSÕES SOBRE O
CONSUMO ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS SEGMENTOS, DESDE ALIMENTOS ATÉ A MODA. A
COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR, EM 15 DE MARÇO, É UMA BOA
OPORTUNIDADE PARA REFLETIR SOBRE O ASSUNTO. PARA AJUDAR NA TAREFA
ANALISAREMOS ESTE TEXTO, COMO SINAL DE
ALERTA PARA OS CONSUMIDORES TEENS, NÃO CAÍREM
NAS ARMADILHAS DO
“CONSUMISMO”.
SOU
CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?!
Não dá para negar que os
produtos da moda e as marcas exercem influência constante em nossas vidas.
Impossível conceber um dia a dia sem os diversos produtos destinados a
saciar as várias necessidades e desejos. A própria
sociedade se incumbiu de preparar as arapucas
para aprisionar o consumidor inveterado : cartões de crédito, cheques
pré-datados e crediários. Somem-se a isto as facilidades: comprar sem dinheiro,
pagar depois, parcelar, dividir em inúmeras vezes, à perder de vista... Crédito
pré-aprovado, facilidades etc. Comprar, consumir, gastar... Quem, pelo menos
uma vez na vida, não caiu nesta armadilha?
EXISTEM EXAGEROS, MAS , É
NECESSÁRIO SEPARAR O CONSUMISMO DO
CONSUMO COTIDIANO SUSTENTADO PELO DESEJO HUMANO E SUAS REAIS NECESSIDADES.
Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou
serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se
deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e
serviços. É também uma característica do capitalismo
e da sociedade moderna rotulada como “a
sociedade de consumo”.
Consumista diferencia-se em grande escala do consumidor, pois o consumidor normal compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto o consumista compra muito além daquilo de que precisa.
O CONSUMISMO TEM ORIGENS EMOCIONAIS, SOCIAIS, FINANCEIRAS E PSICOLÓGICAS onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros.
O CONSUMISMO É UMA COMPULSÃO caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos. Na nossa sociedade criou-se uma mentalidade de que quanto mais se consome mais se tem garantias de bem-estar, de prestígio e de valorização, já que na atualidade as pessoas são avaliadas pelo que possuem e não pelo que são.
O CONSUMISMO É FORTEMENTE INDUZIDO PELA MÍDIA ATRAVÉS DO MARKETING que consegue atingir a fragilidade das pessoas tornando-as descontentes e buscando nas compras algo que as conforte.
Consumista diferencia-se em grande escala do consumidor, pois o consumidor normal compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto o consumista compra muito além daquilo de que precisa.
O CONSUMISMO TEM ORIGENS EMOCIONAIS, SOCIAIS, FINANCEIRAS E PSICOLÓGICAS onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros.
O CONSUMISMO É UMA COMPULSÃO caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos. Na nossa sociedade criou-se uma mentalidade de que quanto mais se consome mais se tem garantias de bem-estar, de prestígio e de valorização, já que na atualidade as pessoas são avaliadas pelo que possuem e não pelo que são.
O CONSUMISMO É FORTEMENTE INDUZIDO PELA MÍDIA ATRAVÉS DO MARKETING que consegue atingir a fragilidade das pessoas tornando-as descontentes e buscando nas compras algo que as conforte.
As propagandas insinuam que quem
não possui determinados produtos estão ultrapassados .
Essa compulsão por consumir, leva as pessoas a desprezarem seus valores e
sua situação financeira e as mantêm em estado de fascínio e até de poder. Muitas pessoas destroem seu casamento ou perdem emprego e ainda se colocam em difíceis situações
devido às más condições financeiras provocadas por tal compulsão.
ATENÇÃO : É importante lembrar que nem todas as pessoas que consomem muito são consumistas. Pessoas com bom poder aquisitivo que não sacrificam suas vidas para ir às compras , vivendo de acordo com o seu padrão, sem passar por dificuldades financeiras , não são consumistas compulsivas.
ATENÇÃO : É importante lembrar que nem todas as pessoas que consomem muito são consumistas. Pessoas com bom poder aquisitivo que não sacrificam suas vidas para ir às compras , vivendo de acordo com o seu padrão, sem passar por dificuldades financeiras , não são consumistas compulsivas.
CONSUMISMO NA ADOLESCÊNCIA -
O MERCADO ESTÁ DE OLHO NO ADOLESCENTE
Celulares, iPods, roupas ou tênis de grife, shoppings , filmes, livros, e milhares de
outros acessórios ... fazem parte do consumo entre adolescentes.
Juntos são 30 milhões de
adolescentes no Brasil e movimentam aproximadamente 40 bilhões de reais por
ano, possuindo além do mais o poder de influenciar os pais na hora das compras
como : carros, roupas, aparelhos eletrônicos. Cada um com sua expectativa e seu
desejo mais íntimo. No
Brasil, este comportamento é identificado em grande parte dos jovens. Segundo
pesquisa elaborada pelo Instituto Akatu, com base em estudo realizado pela
Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) com
jovens de 24 países dos cinco continentes, os jovens brasileiros estão no topo
dos mais consumistas, à frente de jovens franceses, japoneses, argentinos e
americanos. O
SIMPLES FATO DE GASTAR JÁ DEIXA FELIZ UMA BOA PARCELA DESTES CONSUMIDORES
“TEENS ”.
Vivemos numa cultura de bens e
valores descartáveis e de uma estética
que privilegia a beleza como instrumento para impressionar - as pessoas querendo ou não se tornaram uma
vitrine. Desta forma , para o
adolescente - e o adulto também
- que se deixa influenciar pelos
valores impostos pela mídia - o consumo de produtos é determinante pela busca da felicidade, por necessidades
emocionais, sociais, culturais e pessoais.
POR QUE ISSO
OCORRE? Os jovens adolescentes ainda não sabem se definir, por
isso passa a pertencer a um grupo onde ele se identifica e que de certa
forma. Este grupo ao qual pertence,
passa a definir quem ele é. EM
UM GRUPO É ASSIM: há um desejo e a vontade de ter aquilo que os amigos
possuem para não se sentir excluído. Há relatos de casos de adolescentes que
não atendem celulares perto da galera porque a máquina esta ultrapassada e pode
ser motivo de “zoação”, sacou ? Este é mais um forte indício de como o
grupo influencia o comportamento
adolescente . O CONSUMO NÃO É MOTIVADO
POR NECESSIDADES REAIS, mas pelo simples prazer e perspectiva da aceitação
pelo grupo social . Há uma grande preocupação em estar na moda , para conquistar o respeito e admiração das pessoas
dos grupos onde vive inserido.
Muitos adolescentes que não se
encaixam nesse processo, são excluídos por colegas de escola , da mesma rua, ou
de qualquer outro grupo social - sofrem preconceito “por não entrarem na nova
onda, muitos são vítimas de bullying – por serem “diferentes” ( não valorizarem
o consumo imposto pela mídia).
ESSA QUESTÃO DE AUTO-AFIRMAÇÃO É MUITO PERIGOSA, porque, ao mesmo tempo em que pode desencadear
um comportamento de consumo desenfreado, dependendo do tipo de grupo em que o
jovem está inserido - pode levá-lo a
desenvolver ações muito mais prejudicais a sua saúde, como, por exemplo, o
consumo de drogas e bebidas alcoólicas. "Jovens suscetíveis têm muito mais
chances de experimentar álcool e drogas do que os jovens mais conscientes do
que querem.
OS PAIS TÊM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO DO CONSUMO DE SEUS
FILHOS.
As crianças aprendem desde cedo a consumir
supérfluos, mesmo porque são completamente indefesas em relação à publicidade,
pois ainda não contam com um saudável espírito crítico.
Quantos
adultos consumistas de hoje não são o resultado de uma educação em que os pais sempre deram tudo o que os
filhos pediam.
É PRECISO, DESDE CEDO, ACOSTUMAR AS CRIANÇAS COM AS PERGUNTAS: “É
ESSENCIAL? É NECESSÁRIO?”
Evitamos o consumismo com o objetivo de
alcançar uma vida financeira mais saudável e, no final das contas, mais feliz.
Porque, ser escravo do consumo, por mais doce que pareça, nada mais é do que
uma falta de liberdade de escolha , por consumir – mesmo sem querer – somente
para ser aceito pelo grupo ou como sinal de poder .
ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ MARIA AMÁLIA / GEOGRAFIA –
8º ANO – 1º BIMESTRE – 2013 – Professoras : Marizete e Leila
Nenhum comentário:
Postar um comentário