segunda-feira, 8 de abril de 2013

Trabalho de geografia – ANÁLISE DO TEXTO : Tema : SOU CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?!




ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ MARIA AMÁLIA
GEOGRAFIA – 8º ANO – 1º BIMESTRE – 2013 – Professoras : Marizete e Leila
Trabalho de geografia – ANÁLISE DO TEXTO :
Tema : SOU CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?!
DATA DA ENTREGA : 12 de abril / 2013 -        VALOR: 5, 0  -    OBTEVE : __________

Nome dos integrantes do grupo de acordo com a ordem da chamada :

1___________________________________________________________ nº: __________

2___________________________________________________________ nº: __________

3___________________________________________________________ nº: __________

4___________________________________________________________ nº: __________

5___________________________________________________________ nº: __________

 


   A GEO- ANÁLISE DEVERÁ SER DESENVOLVIDA DENTRO DOS SEGUINTES CRITÉRIOS :

 - Bom comportamento do grupo
 - Entrega na data determinada
 -  letra legível, capa, recorte e colagem de figuras adequadamente, sem rasuras, etc)                       
 - Respostas completas ( de acordo com o texto para análise)
 -  Ilustração adequada
 -  Organização
 -  Conclusão
OBS : as respostas devem ser completas e coerentes ao texto analisado
ATENÇÃO : PARA REALIZAÇÃO DESSE TTRQABLHO NÃO HÁ NECESSIDADE DE ENCONTROS FORA DA ESCOLA. AS TAREFAS DE CADA INTEGRANTE DO GRUPO PODERÃO SER DETERMNADAS NA SALA DE AULA. O GRUPO ESCOLHE UM ALUNO QUE IRÁ SER O REDATOR DA PESQUISA. TODOS FAZEM O RASCUNHO DAQUILO QUE FOI DETERMINADO E ENTREGAM PARA O REDATOR QUE IRÁ FINALIZAR O TRA TRABALHO.
TODO CONTATO DEVE SER FEITO NO HORÁRIO DA AULA DE GEOGRAFIA

Pág 01



ANÁLISE DO TEXTO : Tema : SOU CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?!

1-  Existem exageros, mas , é necessário separar o  consumismo do consumo cotidiano. Assim, defina  o termo  “ consumismo” :

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-  O  CONSUMISTA DIFERENCIA-SE  DO CONSUMIDOR . FAÇA UMA DIFERENCIAÇÃO ENTRE :

a)  Consumidor ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
b)  Consumista ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________

Pág 02

3-    O CONSUMISMO É FORTEMENTE INDUZIDO PELA MÍDIA ATRAVÉS DO  MARKETING. EXPLIQUE ESSA AFIRMATIVA .

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-   Quais as conseqüências do consumismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-   CONSUMISMO NA ADOLESCÊNCIA -  O MERCADO ESTÁ DE OLHO NO ADOLESCENTE . CITE FATOS E DADOS QUE COMPROVEM ESSA AFIRMATIVA :


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Pág 03


6 - ENTRE ADOLESCENTES ( E ADULTOS) O CONSUMO DE PRODUTOS É DETERMINANTE   PELA BUSCA DA FELICIDADE, POR NECESSIDADES EMOCIONAIS, SOCIAIS, CULTURAIS E PESSOAIS.  POR QUE ISSO OCORRE?



_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) De acordo com o texto, qual conclusão  pode-se chegar em relação ao ato de consumir, entre adolescentes:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

   Pág 04



7) Atualmente a sociedade consume naturalmente, sem atentar para o fato de que está fazendo parte de uma cadeia contínua de circulação de bens e mercadorias( SISTEMA CAPITALISTA). A partir do instante em que uma pessoa acorda e até que ela durma novamente, ela praticou diversos atos de consumo,  desde atos como o  de lavar o rosto e escovar os dentes ( já consumiu água e creme dental) , ou  acender uma luz, ao ligar uma TV ( já consumiu energia elétrica) , falar ao celular, etc

NO ESPAÇO ABAIXO, ILUSTRE-O APENAS COM FIGURAS QUE DETERMINEM AQUILO QUE É CONSUMO POR NECESSIDADE REAL NO SEU DIA , POR EXEMPLO, DESDE ALIMENTAÇÃO, VESTUÁRIO, ELETRÔNICOS, LAZER, ETC




































Pág 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário