ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ MARIA AMÁLIA
GEOGRAFIA
– 8º ANO – 1º BIMESTRE – 2013 – Professoras : Marizete e Leila
Trabalho de geografia –
ANÁLISE DO TEXTO :
Tema : SOU
CONSUMIDOR OU CONSUMISTA?!
DATA
DA ENTREGA : 12 de abril / 2013 - VALOR:
5, 0 -
OBTEVE : __________
Nome dos integrantes do grupo de acordo com a ordem
da chamada :
1___________________________________________________________
nº: __________
2___________________________________________________________
nº: __________
3___________________________________________________________
nº: __________
4___________________________________________________________
nº: __________
5___________________________________________________________
nº: __________
A GEO- ANÁLISE DEVERÁ SER DESENVOLVIDA
DENTRO DOS SEGUINTES CRITÉRIOS :
-
Bom comportamento do grupo
- Entrega na data determinada
- letra
legível, capa, recorte e colagem de figuras adequadamente, sem rasuras, etc)
- Respostas completas ( de acordo com o texto
para análise)
- Ilustração
adequada
- Organização
- Conclusão
OBS
: as respostas devem ser completas e coerentes ao texto analisado
ATENÇÃO : PARA REALIZAÇÃO DESSE TTRQABLHO NÃO HÁ
NECESSIDADE DE ENCONTROS FORA DA ESCOLA. AS TAREFAS DE CADA INTEGRANTE DO GRUPO
PODERÃO SER DETERMNADAS NA SALA DE AULA. O GRUPO ESCOLHE UM ALUNO QUE IRÁ SER O
REDATOR DA PESQUISA. TODOS FAZEM O RASCUNHO DAQUILO QUE FOI DETERMINADO E
ENTREGAM PARA O REDATOR QUE IRÁ FINALIZAR O TRA TRABALHO.
TODO CONTATO DEVE SER
FEITO NO HORÁRIO DA AULA DE GEOGRAFIA
Pág
01
ANÁLISE DO TEXTO : Tema : SOU CONSUMIDOR OU
CONSUMISTA?!
1-
Existem exageros, mas , é necessário separar o consumismo do consumo cotidiano. Assim, defina o termo
“ consumismo” :
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O CONSUMISTA DIFERENCIA-SE DO CONSUMIDOR . FAÇA UMA DIFERENCIAÇÃO ENTRE
:
a)
Consumidor ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
b)
Consumista
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
Pág 02
3- O
CONSUMISMO É FORTEMENTE INDUZIDO PELA MÍDIA ATRAVÉS DO MARKETING. EXPLIQUE ESSA AFIRMATIVA
.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Quais
as conseqüências do consumismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- CONSUMISMO NA ADOLESCÊNCIA - O MERCADO ESTÁ DE OLHO NO ADOLESCENTE . CITE FATOS E DADOS QUE COMPROVEM ESSA AFIRMATIVA :
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pág
03
6 - ENTRE
ADOLESCENTES ( E ADULTOS) O CONSUMO DE PRODUTOS É DETERMINANTE PELA BUSCA DA FELICIDADE, POR NECESSIDADES
EMOCIONAIS, SOCIAIS, CULTURAIS E PESSOAIS.
POR QUE ISSO OCORRE?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) De acordo com o texto, qual conclusão pode-se chegar em relação ao ato de consumir,
entre adolescentes:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pág 04
7) Atualmente
a sociedade consume naturalmente, sem atentar para o fato de que está fazendo
parte de uma cadeia contínua de circulação de bens e mercadorias(
SISTEMA CAPITALISTA). A partir do
instante em que uma pessoa acorda e até que ela durma novamente, ela
praticou diversos atos de consumo, desde
atos como o de lavar o rosto e escovar
os dentes ( já consumiu água e creme dental) , ou acender uma luz, ao ligar uma TV ( já consumiu
energia elétrica) , falar ao celular, etc
NO ESPAÇO ABAIXO,
ILUSTRE-O APENAS COM FIGURAS QUE DETERMINEM AQUILO QUE É CONSUMO POR NECESSIDADE REAL
NO SEU DIA , POR EXEMPLO, DESDE ALIMENTAÇÃO, VESTUÁRIO, ELETRÔNICOS, LAZER, ETC
Pág 05
Nenhum comentário:
Postar um comentário