domingo, 28 de abril de 2013

QUEM FOI A “IRMÃ MARIA AMÁLIA”, QUE DEU O NOME A NOSSA ESCOLA / Típica holandesa de olhos azuis, foi uma das fundadoras do Colégio São Francisco ( prédio da atual FENORD). O seu nome franciscano era Irmã Maria Amália, porém o seu nome de origem holandesa, jamais se soube. / A Irmã Maria Amália dirigiu o Colégio São Francisco que recebia alunas da cidade de Teófilo Otoni e das cidades vizinhas

QUEM FOI A “IRMÃ MARIA AMÁLIA”, QUE DEU O NOME A NOSSA ESCOLA
 
IRMÃ MARIA AMÁLIA ( AO CENTRO DA FOTO)

   
     Típica holandesa de olhos azuis, foi uma das fundadoras do Colégio São Francisco ( prédio da atual FENORD).
     O seu nome franciscano era Irmã Maria Amália, porém o seu nome de origem holandesa, jamais se soube.
      Chegou em Teófilo Otoni, acompanhada das irmãs Guilhermina, Aniceta e Lambertina, também holandesas. Vieram como missionárias . Foram verdadeiras heroínas, vindo de um país como a Holanda , praticamente retrocederam no tempo, chegando a cavalo na cidade, por suas ruas ainda sem calçamento; não sabendo falar português, foram acolhidas pela família do Dr Teodolino Pereira ( que foi prefeito da cidade) com o auxílio do Frei Dimas que também era de origem holandesa.
     A Irmã Maria Amália dirigiu o Colégio São Francisco que recebia alunas da cidade de Teófilo Otoni e das cidades vizinhas , ainda naquela época  era apenas para mulheres no regime de internato e externato. Dirigiu o colégio com “mãos-de-ferro”, era rígida quando se tratava de disciplina. Prezava por uma educação integral, preocupando-se muito com a formação cívica e religiosa das alunas.       “Foi mestra, foi ressonância. Propunha a educação integral buscando informar e formar, cogitar e refletir, descobrir e constatar. Era o seu método, sua fórmula como professora e diretora, exercendo a autoridade como medida, a disciplina como pauta, a cidadania, como razão.”

     Além de diretora , era uma grande psicóloga, exímia professora de matemática, ciências, psicologia, música e canto.    
    
     Muitas personalidades da cidade de Teófilo Otoni, tem ligação com o saudoso colégio São Francisco. “Marcou a cultura do nordeste mineiro, pela influência e revisão de valores. Multiplicou-se em discípulos e continua entre nós porque é a “Irmã Maria Amália”: presença na História da educação de um tempo, símbolo cultural no templo da educação.”
     No prédio da FENORD, na sua entrada, há uma estátua em homenagem à Irmã Maria Amália, eternizando sua memória, dignificando o seu exemplo de pessoa e educadora ,bem como por sua contribuição para a cidade de Teófilo Otoni.

TEXTO ELABORADO POR MARIZETE CAJAÍBA
Colaboração: Mercês Schade, Fany Moreira
      Guiomar Sant’Anna Murta

Um comentário:

  1. Fiquei feliz em encontrar este artigo pois,minha mãe estudou neste colégio e fala muito da irmã Amália, vou mostrar a ela esta foto e acredito que vai ficar muito feliz e ter esta lembrança.Obrigada.

    ResponderExcluir