segunda-feira, 15 de abril de 2013

CONVIVÊNCIA : primeiro dos aprendizados que devemos ter em nossas vidas é o de que vivemos numa sociedade, que é composta por diversos indivíduos, que há outros seres humanos à nossa volta, que a vida não se resume exclusivamente na nossa pessoa / Para tudo neste mundo existem regras. Regras dos bons costumes, da moral, da ética, da cidadania, da civilidade. Podemos fazer nossas próprias regras. Temos o direito de criar critérios próprios? / Há quatro coisas no mundo que não voltam jamais: 1 – A seta atirada. 2 – A água passada 3 – A palavra proferida 4 – A oportunidade perdida Errar tentando acertar é uma coisa. Errar pelo simples prazer de errar, sabermos que estamos errados, mas, mesmo assim praticarmos o ato só pra contrariar regras e princípios. Este, é o pior de nossos erros.




CONVIVÊNCIA ...

O ser humano, tem-se degenerado nos últimos anos, as leis, os princípios, a moral, os bons costumes, o respeito pelo outro ser humano, o amor ao próximo, a solidariedade, a caridade e muitas outras coisas básicas, têm sido deixados de lado, o ser humano rouba, engana, mata, corrompe, é corrompido, mente, é a lei do quem pode mais chora menos, como nunca na história.
O homem é um animal como outro qualquer, só que dotado de inteligência (será?).
SERÁ O HOMEM MESMO INTELIGENTE OU TEM APENAS OS SENTIDOS MAIS AGUÇADOS DO QUE OS OUTROS ANIMAIS, principalmente para o mal, pois, é o único dentre os animais que mata por esporte, por perversidade, por prazer, os demais animais o fazem para sobreviver, para se alimentar.
SERÁ QUE OS ANIMAIS, GOSTARIAM DE SEREM COMPARADOS COM OS SERES HUMANOS?
 
Não sei não, se pudessem expressar-se, certamente, ficariam indignados com a comparação.

DEUS DEU AO SER HUMANO UM POUCO MAIS DE DISCERNIMENTO QUE AOS OUTROS ANIMAIS, PORÉM ESTE DISCERNIMENTO FOI DETURPADO E USADO PARA O MAL EM DETRIMENTO DO BEM.
O ser humano é vaidoso, egoísta, narcisista, ansioso por poder e dinheiro, mau pela própria natureza, capaz de enganar, de mentir, para conseguir seus objetivos.
DEUS DEU AO HOMEM O LIVRE ARBÍTRIO, O PODER DE DECIDIR O QUE ELE QUER FAZER, O SER HUMANO PODE FAZER TUDO O QUE LHE APROUVER MAS É PRECISO SABER QUE TERÁ QUE DAR CONTA DE SEUS ATOS, TODOS ELES, SENÃO HOJE, AMANHÃ OU DEPOIS, MESMO DEPOIS DA SUA MORTE, ALGUM DIA DEUS VAI COBRAR SUAS ATITUDES.
É PRECISO TER INTELIGÊNCIA PARA VER QUE: "TUDO POSSO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM
".
Quando analisamos que "nem tudo me convém", então estamos sendo inteligentes, estamos procurando discernir entre o bom e o ruim.
Não entre o que é do bem ou do mal, mas o que é bom ou mau para nós mesmos.
QUANTAS VEZES TOMAMOS DECISÕES QUE DEPOIS NOS ARREPENDEMOS?
O arrependimento não minimiza nossas dores, nem nos redime dos nossos atos impensados, poderá contudo nos levar a remissão da nossa falta.
QUANTAS VEZES FAZEMOS COISAS QUE SABEMOS NÃO SEREM CERTAS?
TODA VEZ QUE INSISTIMOS EM FAZER UMA COISA QUE SABEMOS NÃO SER CORRETA, MAS QUE NOS TRARÁ ALGUMA VANTAGEM OU PRAZER, DEVEMOS LEVAR EM CONTA AS CONSEQÜÊNCIAS DO NOSSO ATO E TODA A RESPONSABILIDADE QUE ISSO NOS ACARRETARÁ, EM TUDO HÁ RISCO E TEMOS UM PREÇO A PAGAR POR CADA ATITUDE NOSSA.
Quantas vezes decidimos assumir os riscos de nossas decisões, mesmo sabendo que não são adequadas?
Nossa vida é um jogo, passamos o tempo todo blefando, tentando enganar a sorte, tentando enganar a nós mesmos, dizemos:
SEI QUE ESTOU ERRADO MAS VOU FAZER ASSIM MESMO, ASSUMO A RESPONSABILIDADE E AS CONSEQÜÊNCIAS DEPOIS. QUANDO ELAS VÊM, FICAMOS DESESPERADOS, ENTÃO TENTAMOS DE TODO JEITO CORRIGIR O QUE FIZEMOS, MAS É TARDE DEMAIS.

Há quatro coisas no mundo que não voltam jamais:
1 – A seta atirada.
2 – A água passada
3 – A palavra proferida
4 – A oportunidade perdida
Errar tentando acertar é uma coisa. Errar pelo simples prazer de errar, sabermos que estamos errados, mas, mesmo assim praticarmos o ato só pra contrariar regras e princípios. Este, é o pior de nossos erros.
Cometer o mesmo erro diversas vezes é o mesmo que colocar o dedo debaixo do martelo e esperar que ele caia em cima do seu dedo, é a pior de todas as declarações de ignorância e burrice que se pode fazer.
Esse livre arbítrio dado por Deus a nós, tanto pode ser bom como ruim, pode nos levar a uma encruzilhada.
Será que temos mesmo o direito de fazermos o que quisermos com nossas vidas?
Será que cada ser humano pode fazer o que bem lhe der na telha e os outros não tem nada com isso?
Será correto tomarmos atitudes, fazermos coisas com nossa vida não nos importando se com isso vamos ou não influenciar na vida dos outros?
Podemos em sã consciência fazer uso do nosso livre arbítrio para fazer o que queremos, sem nos preocuparmos com as conseqüências?
Para tudo neste mundo existem regras. Regras dos bons costumes, da moral, da ética, da cidadania, da civilidade.
Podemos fazer nossas próprias regras. Temos o direito de criar critérios próprios? Temos nós inteligência e discernimento para criar nosso próprio código de conduta?
  



O primeiro dos aprendizados que devemos ter em nossas vidas é o de que vivemos numa sociedade, que é composta por diversos indivíduos, que há outros seres humanos à nossa volta, que a vida não se resume exclusivamente na nossa pessoa
que a nossa sobrevivência depende da convivência com outras pessoas e que essa convivência precisa ser harmoniosa e cordial, para que possamos ser respeitados como indivíduos.

Devemos ter sempre em mente que temos deveres e direitos para com essa sociedade. Todavia, devemos primeiro em qualquer circunstancia, cumprir com nossos deveres para podermos depois, plenamente tomar posse de nossos direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário